Mondelez cria estratégia para crescer no mercado de snacks

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Reportagem SA+ -

Possíveis aquisições e maiores investimentos em canais como o e-commerce fazem parte dos planos

A Mondelez International definiu um novo plano estratégico de longo prazo, baseado em três prioridades: acelerar o crescimento centrado no consumidor, impulsionar a excelência operacional e construir uma cultura de crescimento vencedora. Para refletir suas prioridades de avanço com foco no consumidor, a companhia anunciou seu novo propósito global: "Snacking Made Right". De acordo com a empresa, a assinatura está baseada na premissa de entender os desejos e hábitos dos consumidores para oferecer o snack certo, para o momento certo, feito da maneira certa, com alta qualidade e conveniente para diversas ocasiões, com ingredientes de fontes sustentáveis, de forma que o consumidor sinta-se bem.

Segundo Dirk Van de Put, CEO da Mondelez International, a nova estratégia considera as seguintes prioridades-chave: visão holística do comportamento do consumidor de snacks para melhorar o posicionamento da marca; transformação das áreas de marketing e digital para aumentar o retorno sobre o investimento; criação de uma organização mais ágil com competências de inovação aceleradas; investimentos equilibrados em marcas locais e globais para alcançar maior crescimento; extensão da marca em novos e/ou adjacentes mercados, considerando ainda aquisições; maior investimento em canais como o e-commerce e aceleração da presença em regiões com maior crescimento.

Com o objetivo de conduzir sua nova maneira de operar, a empresa pretende construir uma renovada cultura de crescimento, de modo a aproveitar de forma bem eficaz a expertise comercial local, além de capacitar o negócio a se mover com mais agilidade. Uma transformação interna está prevista, com direito a maior investimento no desenvolvimento de talentos e competências. Essa mudança cultural contemplará uma nova estrutura de incentivo aos funcionários, visando impulsionar o crescimento.

Crescimento no Brasil

Com um mercado de snacks no valor de US$ 30 bilhões, o Brasil representa hoje 46% do faturamento da Mondelez International na América Latina, de acordo com informações da empresa. Esses números colocam o País em posição de liderança regional e de quarta principal engrenagem de crescimento da empresa em todo o mundo. Por aqui, a fabricante atua com marcas como Club Social, Nabisco, Oreo, Tang, Lacta, Philadelphia, Halls e Trident. 

De acordo com dados da Euromonitor, a Mondelez Brasil é líder em três das cinco categorias em que atua no país, com 69% de participação em gomas, 54% em balas e 52% em sucos em pó. A companhia ainda divide a liderança em chocolates, com 30% de share, e ocupa a terceira posição em biscoitos, com 8% do mercado.

Agora, com a nova orientação estratégica, a companhia acredita estar melhor posicionada para ampliar sua participação no mercado de snacks em longo prazo, com distribuição ampla e investimento em canais estratégicos como atacado e e-commerce.

Em toda América Latina, região responsável por 14% do faturamento total da Mondelez International, a expectatica é fechar 2018 com crescimento de 17,9% em vendas no comércio online, somando US$ 53,20 bilhões em faturamento apenas nesse segmento.

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