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(266 Avaliações)Cresce trazendo novos consumidores para a categoria e já é a principal aposta do varejo para aumentar a rentabilidade da categoria
Há tempos não se via uma categoria gerar tanto interesse de compradores no setor de lácteos. Os iogurtes proteicos estão capturando cada vez mais a tendência de substituição de alimentos indulgentes por opções mais saudáveis.
ENTENDA OS PRINCIPAIS PIlARES PARA CONSTRUIR ESSA CATEGORIA NA SUA LOJA:
O segmento é direcionado a pessoas que conhecem os benefícios da proteína e procuram uma forma prática de inseri-la nas refeições diárias, sem abrir mão do sabor. O nutriente exerce diferentes funções no organismo, dentre elas promoção da saciedade, auxílio no controle de peso e recuperação muscular.
Com adição da proteína ao já nutritivo iogurte, o produto oferece suporte a uma alimentação saudável e muito saborosa em qualquer hora do dia.
A novidade concorre na categoria de iogurtes. Para os consumidores, os principais critérios de decisão de compra são ligados à relação entre sabor e custo-benefício dos produtos.
VEJA OS PRINCIPAIS NÚMEROS DE MERCADO E CONHEÇA A ESTRATÉGIA DOS LÍDERES:
Clientes que comprar iogurtes proteicos gastam em média: 25% mais em suas cestas totais
Fonte: Dunnhumby(pesquisa proteicos YTD19 x YTD18)
Em termos de tíquete médio, cada unidade gera quase o dobro de faturamento para o varejista em relação à categoria de iogurtes como um todo. Ou seja, embora haja uma certa migração de compras de iogurtes regulares para os de alto teor proteico, essa movimentação gera valor para o varejo. A categoria também atrai clientes que não são compradores de lácteos, mas que entram nos corredores refrigerados para buscar especificamente o produto.
A categoria de iogurtes proteicos já projeta um crescimento de mais de 100% para o ano de 2019 em relação a 2018
Fonte: Nielsen (Retail YTD19 x YTD18)
Atentos ao forte avanço do mercado de proteína, os principais fabricantes se movimentam para lançar produtos de qualidade a preços acessíveis. Esse é o caso da Vigor, que traz ao mercado o Vigor Protein, seu primeiro iogurte líquido ultraproteico, o único no mercado a trazer 25 gramas de proteína por porção de 250 gramas. A novidade oferece também os atributos zero gorduras, zero lactose e zero adição de açúcares, trazendo em sua formulação somente adoçantes naturais, mantendo o sabor e a cremosidade já reconhecidos da marca.
ENTENDA O OUE FAZER PARA CAPTURAR ESSAS OPORTUNIDADES E MELHORAR A MARGEM DA SUA LOJA:
Quando um produto não é visto, não é vendido. O principal desafio do varejo nesse momento é dar visibilidade para a categoria em lojas foco.
A distribuição ponderada de iogurtes proteicos ainda é 30% inferior a da categoria de iogurtes
Fonte: Nilsen(Retail YTD19 x YTD18)
Disponibilizar o produto em mais lojas representa uma oportunidade em fidelizar clientes de alto valor e ainda capturar um crescimento rápido e certo, principalmente nas Regiões Sudeste , Sul e Centro-Oeste do País, onde a categoria já é mais conhecida.
Entre as apresentações do produto, os tamanhos 13Og até 3O0g (individuais) são os mais procurados por serem os mais práticos para o seu público mais cativo, os consumidores de 25 a 34 anos de idade. Por ser uma novidade, a categoria demanda mais atenção dos shoppers no momento da compra. Os finais de semana possibilitam aos shoppers mais tempo para conhecer a categoria e até degustar o produto, as vendas nesses dias são mais representativas para os iogurtes proteicos do que para os demais. Por isso, é importante promover exposições, degustações e ativações diferenciadas nesses dias.
Outra forma de impulsionar as vendas é aumentar a experimentação e, consequentemente, a penetração da categoria nas cestas. Para isso, crie combos que incluam outras opções de saudabilidade que compõem a cesta típica do comprador da categoria, como produtos diet, lights, queijos cottage, e outros itens relacionados a um estilo de vida saudável.